Após 8 anos sem disputar a competição, a seleção de Itacarambi estreou na Copa Norte Mineira de Futebol amador – categoria Principal - no último sábado (17) com um empate em 2 a 2 contra a seleção de Montalvânia, atual campeã do torneio. A partida foi realizada na cidade de Montalvânia.
A equipe de Itacarambi entrou com a estratégia de marcação alta para forçar o adversário ao erro na saída de bola. E a ideia deu certo, aos 23 minutos do primeiro tempo, a zaga de Montalvânia erra o passe ainda no campo de defesa, a bola sobra para o atacante Robert, de Itacarambi, que acerta um belo chute da entrada da grande área, vencendo o goleiro Danilo e abrindo o placar.
No início da etapa complementar, aos 3 minutos, o volante da seleção Itacarambiense, Zé Ilton fez falta dura, recebeu o segundo cartão amarelo e, consequentemente o vermelho. Aos 15 minutos o zagueiro Galego comete pênalti no experiente Leo Mineiro, de Montalvânia. Na cobrança o atacante Léo Silva deixou tudo igual. Mesmo com um a menos, os comandados do técnico Paulo foram para o ataque, e aos 17 minutos, após cobrança de escanteio, de novo o atacante Robert acertou uma bonita cabeçada, colocando novamente a sua equipe à frente no placar.
Com um jogador a mais e perdendo o jogo, a seleção de Montalvânia foi para o tudo ou nada. Ao time de Itacarambi só restou tentar segurar a pressão, era ataque contra defesa. No final, a pressão deu resultado. Aos 44 minutos do segundo tempo, bola levantada na área de Itacarambi, no bate rebate, ela sobrou para o Leo Mineiro fazer o gol de empate e dar números finais a partida.
Na avaliação da comissão técnica de Itacarambi, o resultado poderia ter sido melhor, mas pelas circunstancias de jogar fora de casa, contra os atuais campeões e o segundo tempo inteiro com um jogador a menos, o empate ficou de bom tamanho.
O próximo compromisso da seleção na copa será no dia 14 de junho, no estádio Valdir Azevedo, contra a seleção de Verdelândia.